Filme erótico, fotos sexy e até um ente querido não causam apreensão nessas pessoas. Eles são assexuais. Como eles vivem e se é possível despertar uma libido “zero”?
O tópico do sexo recentemente se tornou cada vez mais em demanda – eles falam, escrevem e até cantam. No entanto, há pessoas que permanecem indiferentes a ele – são assexuais. Eles não experimentam atração sexual e não entendem que prazer pode trazer intimidade.
Alexey, 35 anos
Eu não tive um momento específico de consciência da assexualidade. Eu não sou um daqueles que consideram sexo algo sujo. Mas, ao mesmo tempo, nunca tive o desejo de fazer sexo – inclusive com garotas que eu pareço gostar.
Aos 22 a 23 anos, me deparei com a Internet na Internet. Eu pensei que isso corresponde à minha condição. Agora eu gosto das garotas em princípio, mas não sinto uma tração romântica particularmente forte para ninguém. Além disso, nunca tive o desejo de construir um relacionamento.
Conheço pessoas que encontram um casal, mas asxualidade para eles pelo menos complica a comunicação, ou mesmo o impede completamente. No entanto, minha situação é diferente. Eu admito que a assexualidade pode passar ou transformar.
Consequentemente, sob a influência de diferentes fatores, pode mudar.
Há também algo como “Dessexualidade” – quando a atração sexual aparece apenas ao formar uma profunda conexão emocional com uma pessoa. Isso difere do “sexo apenas pelo amor” – com desmicualidade em uma pessoa, a atração está ausente, como na assexualidade, mas se manifesta na formação de uma profunda conexão emocional.
Portanto, se o Desemxual nunca foi profundamente ligado a ninguém, ele pode se considerar assexual. E então, se ainda acontecer, assumir que a assexualidade passou.
Anton, 27 anos
Eu vivi como a criança mais comum, com exceção de uma coisa – eu não entendi o tópico da sexualidade. Era algo longe para mim, como pirâmides astecas ou mecânica quântica.
Mesmo na quinta série, vi dois alunos e pensei: “Aqui um ano depois, de acordo com uma onda de uma varinha mágica, estará comigo”. Mas isso não aconteceu. Não estava claro para mim por que assistir pornografia, se houver séries, kvn e desenhos animados. Claro, eu estava no fluxo geral de crianças em idade escolar que aprenderam sobre sexo, mas fui supérfluo.
Aos 16 anos, o período de puberdade começou. Meus colegas de classe começaram a mostrar um interesse crescente nos colegas de classe funerária, e meu cérebro entupiu o alarme. “Por que não quero mais passar um tempo com garotas? Talvez eu não seja como todo mundo?” – Eu pensei então.
Por causa desse medo, comecei a me encontrar com meninas.
Em geral, nada aconteceu. Não havia
relacionamento, não.
No entanto, eu tenho uma vida completa. Eu entro em esportes, ando, brinco e trabalho. Mas considero qualquer interesse de um plano de amor como um problema que é necessário se livrar de uma maneira – Fredson.
Uma pessoa pode parar de ser assexual? Uma resposta definitiva é difícil de dar. Este é um estado confortável estável do qual não há razão para sair. Mas uma pessoa vive em uma sociedade dinâmica. Pais ou outras pessoas usarão todas as ferramentas possíveis para uma pessoa iniciar uma família e cumprir seu programa biológico.
O próprio asxual não precisa. Ele deve sempre dizer a verdade (que ele não precisa de um relacionamento), ou para mentir que ainda está procurando o mesmo. Se ele sucumbe à persuasão, ele terá que desempenhar o papel de outra pessoa.
Anastasia, 32 anos
Todas as pessoas nascem assexuais, a princípio não temos atração pelo sexo oposto, vem depois – durante o período da adolescência. E esse desejo não me visitou: eu nasci como um asxial, então fiquei com ele. Eu apenas nunca pensei em sexo.
Eu sempre tive muitos hobbies, primeiros estudos, depois uma carreira, uma questão de datas não suportou. Havia uma história engraçada quando o cara com quem conversamos por muito tempo me chamou de casa para assistir ao filme “Green Mile”. O cinema é bastante sério, eu queria assistir, e fiquei satisfeito com a companhia dele. Mas quando ele começou a se despir, eu sinceramente não entendi o que estava acontecendo.
Há 10 anos, estive em um casamento civil com o mesmo asxual como eu. Os pais ficam perplexos: “Como você não tem filhos, como você pode viver muito juntos e não ter filhos?!»É difícil explicar que existem outros entretenimentos, além da intimidade.
Para mim, esse sexo, que a corrida é a mesma coisa: suor, um batimento cardíaco rápido, e então você tem que ir ao chuveiro. Alguém ama Borsch, alguém é lasagni, alguém não come cogumelos, e alguém com carne. Cada uma de sua preferência tem. Se uma pessoa não gosta de sexo, então isso é?
A vida é extremamente diversa, e todo mundo encontra aulas em espírito. Por exemplo, eu tenho muitos cactos, mas não acho que todos precisem se envolver com urgência em sua criação.
Anastasia Ott, psicólogo-sexologista:
No caso da assexualidade, é importante construir de cada pessoa. Claro, há pessoas que não precisam de sexo, mas há muito poucos. Muito mais do que aqueles que deixaram de experimentar a atração após certos eventos. Até a experiência malsucedida adquirida na infância pode aplicar uma impressão sobre a manifestação da sexualidade, com a proibição de sentimento.
E já na adolescência, quando a fase da cognição de si mesma ocorre através do corpo, em tais pessoas que ele permanece faltando. É importante ver o que bloqueia a libido e trabalha com isso. Bem como despertar o corpo no nível físico – por exemplo, com a ajuda de várias práticas corporais. Como regra, muitas emoções são levantadas nesse processo, e muitas energia também são liberadas.